BRASILEIRÃO SERIE D: Formosa perde primeira na Série D


01/08/2011 as 07h04
Clube do Esporte DF
Em partida onde o Villa Nova entrou em campo homenageando jogador e musa, os donos da casa abrem o placar ainda no primeiro tempo após grande pressão e conta com lances polêmicos da arbitragem para chegar à liderança do grupo, com segunda vitória na competição.

O jogo
Mesmo com um gramado razoável, o jogo entre Formosa e Villa Nova começou de maneira frenética, com grande domínio dos donos da casa nos primeiros vinte minutos de partida. Porém, com uma defesa intransponível e a falta de mira dos jogadores colorados, o goleiro Donizete demorou para trabalhar.

Aos 14 minutos, Luizinho ganha da marcação e foge para linha de fundo. Na hora do arremate, Reginaldo Silva do Formosa chega afastando o perigo. Nas cobranças de escanteio, a defesa alviverde, sempre bem postada, afastou todas.

O Formosa começa a pressionar apenas aos 18 minutos com grande contra-ataque. Paraná faz a enfiada para Rodrigo Goiano, que na velocidade, fica cara a cara com o goleiro e força grande defesa de Fred, que sai com bola dominada.

Aos 22, em outro contra ataque, Renatinho passa para Paraná que lança Thiago Furlán. O atacante faz a finta e toca de lado para Saymon, que chega mandando uma bomba para grande defesa de Fred, que espalma e dá sorte com Paraná chegando atrasado.

Quando o Tsunami do Cerrado parecia começar a dominar a partida, o Villa Nova rapidamente equilibra o jogo e volta a assustar em cobrança de escanteio. Aos 29, depois de bate e rebate, a bola ia morrendo no ângulo do gol alviverde, mas Donizete salta e faz uma grande defesa.

A partir daí, enquanto o Villa sufocava o visitante, o Formosa saia no contra ataque. O número de passes errados e chutes errados tomaram conta do jogo e, se não fosse o último lance do primeiro tempo, o jogo terminaria empatado em zero a zero.

Nos acréscimos, em cobrança de falta na grande área, o atacante Fabiano escorou, matando o goleiro Donizete e colocando a redonda no fundo das redes, abrindo o marcador.

Polêmica e domínio do Formosa marcam segundo tempo
Saindo atrás pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, o Formosa mudou a postura e o técnico Marquinhos Bahia colocou Bahia no lugar de Paraná e apostou em Rafinha no meio campo esquerdo, para dar mais velocidade ao meio campo.

Mesmo assim, o Villa Nova começou surpreendendo tendo maior posse de bola nos minutos iniciais da etapa complementar. Oferecendo mais perigos no jogo com jogadas no contra ataque, o Formosa enfim equilibra a partida e, somente a partir dos 20 minutos, impõe o domínio alviverde sobre os donos da casa que, a essa altura, queriam mesmo era segurar o placar e conquistar sua segunda vitória em dois jogos.

Aos 28 minutos, surge o primeiro lance polêmico do jogo. Após grande jogada de Rafinha no meio campo, Rodrigo Goiano é acionado, ganha na corrida contra a zaga e manda para o fundo do gol. O árbitro assistente Wesley Mendonça levanta a bandeira e acusa impedimento do atacante.

Mesmo após o lance, o Tsunami continuou com sua fúria e, aos 36 minutos, Pitchula recebe na área, faz lindo drible em cima da marcação e chuta no cantinho direito do goleiro Fred, que cai e pratica grande defesa jogando a bola para a linha de fundo.

Na cobrança de escanteio, a bola resvala na zaga formosense no meio da área e sobra para Rodrigo Goiano cabecear do segundo pau para o fundo do gol. Novamente, o assistente Wesley Mendonça rouba a cena e marca impedimento.

Com a vitória, o Villa Nova/MG mantém 100% de aproveitamento no grupo A6 e chega à liderança com seis pontos. O Formosa ficou na segunda posição com quatro pontos e pode acabar terminando a rodada na terceira colocação.

O Tsunami folga a próxima rodada e só volta a jogar no dia 14 de agosto, contra o Volta Redonda/RJ no Estádio Diogão. Caso tudo acabe mal para o alviverde, a equipe poderá cair para a quarta colocação até o próximo compromisso.
Veja aqui a  Classificação



CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE D - 3ª RODADA
30/07/2011 - 16:00 - Estádio Castor Cifuentes - Nova Lima/MG

1
VILLA NOVA
FORMOSA ESPORTE

0
Fred
Alex Santos
Bruno Lourenço
Fabricio Soares
Anderson Totó
Everton
Léo Salino (Matheus)
Uchoa
Hugo (Gustavo)
Fabiano (Vinícius)
Luizinho
Donizete
Saymon
Reginaldo Dias
Reginaldo Silva
Rafinha
Kássio (Glauco Carioca)
Marcinho
Renatinho
Paraná (Wilian Bahia)
Rodrigo Goiano
Thiago Furlán (Pitchula)
Tec: Leonardo Condé Tec: Marquinhos Bahia
Público: 616 pagantes
Renda: R$ 3.895,00
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Wesley Moreira de Carvalho e Breno Rodrigues (MG)
Reserva: Marcos Vinícius de Sá dos Santos (MG)
Observador: José Eugênio (MG)
CARTÕES AMARELOS:
Fabiano, Gustavo, Everton (VNO)
Rafinha, Reginaldo Dias, Marcinho, Rodrigo Goiano (FSA)

Comentários